França encerra segundo aeroporto


O aeroporto francês de Beauvais-Tillé vai encerrar temporariamente a partir de quinta-feira, juntando-se ao de Paris-Orly, cujo encerramento, na terça-feira, já tinha sido anunciado, na sequência da quebra no tráfego aéreo devido à propagação da pandemia da doença covid-19.


"É um colapso significativo" ao nível do tráfego aéreo em Paris, afirmou o diretor-geral da Aéroports de Paris (ADP), Edward Arkwright, citado pela agência France-Presse, acrescentando que esta tendência também se verifica nos restantes aeroportos geridos pela empresa, incluindo o aeroporto de Paris-Charles de Gaulle.

Edward Arkwright realçou que houve uma redução de 92% do tráfego aéreo no aeroporto de Paris-Orly, na quarta-feira, e de 89% no de Paris-Charles de Gaulle e que a empresa previa "chegar ao baixo nível de 10% de atividade".
Orly, o segundo maior aeroporto de Paris, vai encerrar a partir das 00:00 de 31 de março e os poucos voos que estavam previstos serão direcionados para o principal aeroporto da capital de França, o Charles de Gaulle.
Esta redução de todas as atividades aeroportuárias é consequência das medidas implementadas pela comunidade internacional para combater a pandemia da doença causada por um novo coronavírus (SARS-CoV-2).
Vários países encerram na totalidade ou limitaram severamente o seu espaço aéreo, obrigando várias empresas a aterrar as aeronaves ou a reduzir significativamente o número de viagens realizadas.
Contudo, o aeroporto de Paris-Orly vai permanecer em funcionamento para eventuais desvios de emergência de aviões, voos oficiais, ou manutenção de aeronaves.
diretor-geral da ADP acrescentou que a torre de controlo deste aeroporto também vai continuar em funcionamento para supervisionar este tráfego aéreo residual.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 450 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 20.000.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
O continente europeu, com cerca de 240.000 infetados, é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 7.503 mortos em 74.386 casos registados até hoje.
A Espanha é o segundo país com maior número de mortes, registando 3.434, entre 47.610 casos de infeção.

(NM)