O hospital provincial da matola já tem equipamento clínico e o pessoal médico treinado para a recepção, tratamento e internamento dos infectados pelo covid-19.

Trata-se do Centro de Saúde da Matola1, localizada, na cidade do mesmo nome, numa primeira fase com capacidade de 14 camas.
Segundo Iolanda Santos, directora provincial da saúde de Maputo, o Centro já está pronto e a equipa médica encontra-se em prontidão para receber e cuidar dos doentes que padecem de COVID-19.
iolanda explicou que a nível da província de Maputo estão sendo envidados esforços para que todo o pessoal da saúde, em todos os pontos esteja capacitado para lidar com casos de coronavírus e o devido encaminhamento, desde o rastreio, colecta das amostras para o laboratório e o devido tratamento.
Referiu que depois de condicionar o primeiro Centro de Saúde da Matola1, as autoridades de saúde daquela província juntamente com parceiros estão neste momento a preparar uma outra unidade sanitária com maior dimensão, para a recepção e prestação de serviços médicos aos infectados da doença em causa.
Flora Dengo, directora do Centro de Saúde da Matola 1, que recentemente funcionava com maternidade, disse que devido ao novo coronavírus que afecta quase todo o mundo, houve necessidade de transferência de serviços de maternidade, para Matola-C e Centro de Saúde da Matola 2, para dar lugar aos cuidados dos infectados pelo COVID-19.
“Estamos aqui em prontidão durante 24 horas, as equipas do trabalho estão divididas em três turnos, para garantir a resposta em tempo útil”- disse.

(Jornal Noticias)