Grupos Armados Atacam Distritos Da Província De Cabo Delgado


Grupos armados que têm protagonizado ataques na província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique, invadiram na segunda-feira os distritos de Quissanga e Muidumbe, onde incendiaram uma igreja, sem causar vítimas mortais, disseram hoje à Lusa várias fontes locais.
Oprimeiro ataque terá ocorrido na localidade de Meangueleua, posto administrativo de Chitunda, em Muidumbe, onde o grupo terá feito reféns por algum tempo alguns residentes, antes de vandalizar uma igreja local.
“Eles entraram pela manhã [de segunda-feira] e disseram à população que todos deviam aderir ao islamismo. Não mataram ninguém, apenas destruíram uma igreja católica e levaram com eles quatro pessoas”, disse uma fonte local.
Em contacto Lusa, o bispo de Pemba, Luiz Fernando Lisboa, disse que a população local fugiu para o mato e não sabe ao certo quais os danos deste novo ataque.
“A população fugiu para as matas e não tenho como saber o que realmente aconteceu. Tive a mesma informação [de que a igreja foi incendiada], mas não tenho detalhes nem confirmações”, afirmou Luiz Fernando Lisboa.
Outro residente contactado pela Lusa conta que, já no início da tarde de hoje, o grupo se terá deslocado para a aldeia de Muatide, no mesmo distrito, onde terá disparado vários tiros para o ar, sem, no entanto, fazer vítimas mortais.
Além de Muatide, segundo as fontes, os insurgentes terão destruído várias casas em aldeias de Mueda, a 41 quilómetros de Muidumbe.
Diferentes fontes locais disseram à Lusa que a par dos ataques no distrito de Muidumbe, houve também na segunda-feira uma incursão armada contra Bilibiza, mais de 100 quilómetros a sul e a cerca de 50 de Pemba, capital provincial
Bilibiza é uma povoação onde está situada uma escola agrária atacada em janeiro e de onde parte da população fugiu.
A Lusa contactou o porta-voz da Polícia moçambicana em Cabo Delgado, Augusto Guta, que não confirmou nem desmentiu a informação.