Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, está a ser acusado de cometer “um crime contra a humanidade”, isto depois de na terça-feira ter anunciado que decidiu suspender o financiamento dos Estados Unidos à Organização Mundial de Saúde (OMS) em plena luta contra a Covid-19.
Richard Horton, chefe de redação da prestigiada revista médica The Lancet, recorreu às redes sociais para apontar o dedo a Trump, sublinhando que “todo o cientista, profissional de saúde e cidadão deve resistir e se rebelar contra a terrível traição à solidariedade global”.
“A decisão do presidente Trump de suspender o financiamento à OMS é simplesmente isso – um crime contra a humanidade. Todos os cientistas, todos os profissionais de saúde, todos os cidadãos devem resistir e revoltarem-se contra esta terrível traição à solidariedade social”, escreveu Richard Norton na rede social Twitter.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que “não é o momento” de cortar fundos ou questionar erros. “Depois que finalmente virarmos a página desta epidemia, é preciso tempo para olharmos para trás, para entendermos como a doença surgiu e espalhou devastação tão rapidamente no mundo todo, e como todos os envolvidos reagiram à crise”, afirmou.