Mais um dia e mais uma falha na loja de aplicações oficial do Android. Se o ano de 2018 foi terrível a este nível, o ano de 2019 não começa muito melhor.

De acordo com uma investigação da Trend Micro, há 85 apps que contêm adware. Se as tiver instaladas no seu dispositivo, é melhor remover já.

Definitivamente, a Google parece não ter capacidade para manter a sua loja de aplicações para o Android livre de ameaças. Apesar de ser uma das mais poderosas empresas na área da tecnologia, os últimos anos têm mostrado que a empresa das pesquisas tem perdido esta batalha.

De acordo com uma investigação da Trend Micro, há 85 apps que contêm adware e que já foram instaladas por mais de 9 milhões de utilizadores. Por exemplo, a app universal TV remote já foi descarregada mais de 5 milhões de vezes.

A juntar a esta app, destaque para as apps A/C Air Conditioner Remote, Police Chase Extreme City 3D Game, Easy Universal TV Remote, Garage Door Remote Control, Prado Parking City 3D Game, etc.
A lista completa de apps pode ser consultada aqui.

Em declarações ao canal TechCrunch, a Google referiu que todas as apps já foram removidas da loja de aplicações oficial. Para se ter uma ideia, só no ano passado a Google removeu mais de 700 mil apps maliciosas e houve até melhorias ao nível do backend para gerir o upload de apps maliciosas.