Os sintomas do coronavírus são febre, tosse e dificuldade respiratória. A SBI afirma que algumas pessoas podem não apresentar sintoma nenhum ou ter um quadro semelhante a um resfriado. Casos graves podem acarretar em pneumonia e insuficiência respiratória.
Os diagnósticos são realizados em hospitais e a UFRJ liberou três situações baseadas nas recomendações da OMS, organização mundial da saúde, considerando três quadros em que é necessário procurar um médico:
Situação 1: febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
Situação 2: febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros) e histórico de contato próximo de caso suspeito para o Coronavírus nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
Situação 3: febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros) e contato próximo de caso confirmado laboratorialmente para Coronavírus nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.


Prevenção 

FIQUE EM CASA.
SALVE VIDAS.
Ajude a combater o coronavírus
1
FIQUEem casa o máximo possível
2
MANTENHAuma distância segura
3
LAVEas mãos com frequência
4
CUBRAo rosto ao tossir
5
ADOECEU?Ligue antes de sair

Para se proteger e evitar a propagação da doença:.
O que fazer:
Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel
Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar
Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem
Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença