Conforme escreve a rede de Comunicação brasileira Record, através do seu portal R7, a Polícia Federal do Brasil (PF) prendeu na tarde de ontem, na cidade de Maputo, Gilberto Aparecido dos Santos de 49 anos de idade, tido como “o traficante mais procurado do Brasil”.
Mais conhecido por Fuminho, o criminoso estava foragido da justiça brasileira há 21 anos. Segundo a R7, em nota publicada pela PF consta que o famigerado criminoso “é considerado o maior fornecedor de cocaína a uma facção com actuação em todo o Brasil, assim como é responsável pelo envio de toneladas de droga para diversos países do mundo”.
A R7 avança ainda, que de acordo com o ministério da justiça brasileira, Fuminho actuava em todos os estados do Brasil e, igualmente, no Mercosul.
O portal de notícias pertencente à Rede Record, escreve que o homem apontado como “alto facilitador de tráfico de drogas e financiador para fuga de líderes de organizações criminosas”, escolheu Moçambique para sua moradia por determinado tempo, por ser falante da língua portuguesa, segundo teriam avançado as autoridades, como resultado das investigações.
“O País” contactou fonte do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), que cooperou para a detenção de Fuminho. A fonte escusou-se de falar sobre o caso, tendo assegurado para breve, o pronunciamento das autoridades.
Refira-se que a detenção na capital moçambicana, do considerado “maior traficante de droga do Brasil” acontece menos de um ano depois da Agência das Nações Unidas sobre Drogas e Crime ter alertado sobre o facto de Moçambique ser um dos maiores corredores de tráfico de drogas, no planeta.