Seo no Blogspot


Embora o WordPress seja sempre apontado como a melhor plataforma para blogs, o Blogger é também uma ótima plataforma e possui recursos de SEO bastante interessantes. Quando utilizados de forma correta, esses recursos permitem uma disputa em igualdade de condições com outras plataformas.
Por isso, mantenho o Gerenciando Blog no Blogger há mais de 4 anos. Neste artigo, você conhecerá os recursos de SEO que a plataforma oferece e aprenderá a utilizá-los para se destacar nas buscas do Google.
Para entender mais como fazer SEO para seu Blogger e outros aspectos de SEO inscreva-se no nosso curso presencial.

1. Título do blog e das postagens

O título do seu blog e de suas postagens é um fator importantíssimo de SEO. Títulos originais e provocativos atraem a atenção e podem fazer com que os usuários do Google escolham o seu link dentre tantos outros.
O Blogger define automaticamente a tag title do blog de acordo com o que você definir em “Configurações” / “Básico” / “Título”. Você pode adicionar também a descrição do seu blog ao título, bastando uma pequena alteração no HTML do seu template.
Titulo Blogger


Já nas postagens, é utilizado como title o próprio título das postagens. É uma ideia interessante adicionar o título do seu blog ao final, o que também é feito com uma pequena alteração.
O código abaixo, que deve ser colocado na seção <head> do seu template em substituição ao código original (<title><data:blog.pageTitle/></title>), fará as duas alterações citadas nos parágrafos acima. Note que você deve colocar suas próprias palavras chave no trecho destacado em negrito.

<b:if cond=’data:blog.pageType == &quot;index&quot;’>
    <title>Palavras-chaves – <data:blog.title/></title>
<b:else/>
    <title><data:blog.pageName/> – <data:blog.title/></title>
</b:if>


2. Metatag description

A metatag “description” é utilizada em algumas situações pelo Google para mostrar um pequeno trecho do conteúdo de seu blog ou página nos resultados da busca. Por isso, definindo-a de maneira correta, também aumentarão suas chances de receber cliques nos resultados das buscas.
No Blogger, ela é definida em “Configurações” / “Preferências de pesquisa” / “Metatags”.

Meta tags no blogspot

Ao definir uma descrição para seu blog, ela também será ativada para suas postagens, com o título “Descrição da pesquisa”, ao lado direito do editor.
Meta tags no blogspot postagens


3. URLs customizadas

A presença de palavras chaves na URL de suas postagens é outro importante fator de SEO. Por esse motivo, é importante que você sempre analise e defina corretamente a URL de todos os artigos que você escrever em seu blog.
Para modificá-la, basta utilizar a opção “Link permanente”, disponível na barra direita de opções do editor de postagens.


Link personalizado no blogspot




4. Heading tags

A estrutura de heading tags (ou cabeçalhos) também é importante para fins de SEO. O artigo Saiba como usar as Heading Tags explica muito bem o seu uso.
No Blogger, é possível controlar as tags H1, H2, H3 etc., definindo-as no CSS do seu template. Os bons templates já vêm com as tags definidas de forma correta, bastando escolher o “Formato” adequado ao escrever uma postagem.

Heading tags no blogspot

Mais informações: Uso de heading tags no Blogger

5. Atributos ALT e TITLE em imagens

Ao utilizar imagens nas postagens, o Blogger permite que sejam definidos os atributos ALT e TITLE, que são essenciais para o bom ranqueamento das imagens na busca.
Utilizá-los é bem simples: basta selecionar a imagem no editor, clicar em “Propriedades” e preencher as caixas “texto do título” e “texto alternativo”.

Atributos ALT e TITLE em imagens

6. Outros recursos

Além das funcionalidades citadas acima, que são as que têm maior impacto em SEO, o Blogger também oferece outros recursos na seção “Configurações” / “Preferências de pesquisa” que podem ajudá-lo a realizar o “ajuste fino” de suas configurações. Nos artigos abaixo é possível conhecê-los de forma detalhada:

7. Otimização off-page

Todos os itens acima tratam da otimização on-page, que era uma das deficiências do Blogger até pouco tempo atrás. Felizmente, agora todos esses ajustes são possíveis.
Quanto à otimização off-page, não há desculpas: para o Google, não há diferenças da plataforma onde está o blog. Os backlinks são tão importantes no Blogger quanto em qualquer outra plataforma. Mas, se você quer evitar o preconceito que um domínio .blogspot.com pode causar, é simples resolver: basta configurar um domínio próprio em seu blog.

Conclusão

Diferente do que muitos pensam, é possível fazem um bom trabalho de SEO no Blogger. Os recursos apresentados neste artigo serão ótimo apoio para isso.
Mas, não custa nada lembrar: o primeiro e mais importante fator de ranqueamento sempre será o conteúdo original e de qualidade. E isso não depende em nada da plataforma onde ele é publicado.